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30 dicas fundamentais (15 para escrever e 15 para se promover)

 

Antes do livro: 15 dicas para escrever

 

Imagine que é um autor publicado. Os leitores vêm ter consigo, com o seu livro na mão, para você o autografar. Imagine passar numa livraria e ver o seu livro na montra, a sua foto em destaque. Como seria a sua vida se fosse um autor de sucesso? Para realizar o seu sonho, tem de escrever um grande livro. Este é o primeiro passo. Ou melhor, os primeiros 15 passos!

 

1 Ideia

Ideia para o livro: agrupe as ideias gerais e faça-as germinar a partir de um ponto comum. Procure consolidar a trama principal com os episódios secundários.

 

2 Título

Um bom título não vende um mau livro, mas um mau título mata um bom livro. Os títulos (e, claro, a capa: veja mais informação aqui), são o primeiro argumento que leva a que as pessoas comprem e leiam um livro. Comece por utilizar um título provisório, mais tarde pode torná-lo verdadeiramente impactante.

 

3 Capítulo a capítulo

Planifique os assuntos a abordar por capítulo, detalhando as personagens e cenas que entram. Divida os apontamentos por capítulos, espalhe-os na mesa quando estiver a tratar desse capítulo, e comece por escrever aquilo que retira dos apontamentos. Este primeiro esboço é o esboço «em bruto». Depois, vai cinzelando e modelando.

 

4 O mais difícil é começar

Comece a escrever: não se perca em demasiadas leituras e evite distrair-se com Internet ou telemóveis. Não comece com o primeiro capítulo, pois pode vir a ser o mais complicado de escrever. Comece por escrever o capítulo que é mais curto, mais divertido ou mais fácil. É possível que escreva o primeiro capítulo em último lugar!

 

5 A virtude do equilíbrio

Embeleze sem exagerar: cuidados com os adjetivos e advérbios, e com excesso de perfeccionismo. Seja fiel a si próprio.

 

6 Um bom ambiente

É importante sentar-se confortável e ter tudo o que precisa perto de si. Opte pela luz natural. Há quem prefira o ruído de fundo de um café ou música – o importante é que se sinta concentrado/a no ofício da escrita.

 

7 Crises e bloqueios: nada a temer!

Não se assuste com bloqueios ou falta de inspiração: o importante é não deixar de escrever. Faça pausas, dê passeios, relaxe e procure diversificar o seu pensamento.

 

8 Antes de chegar ao livro, há dois ou três esboços

Faça um primeiro esboço e escreva tudo o que precisa. Faça um segundo, a partir do primeiro, trabalhando lacunas e imprecisões. Daí, parta para um terceiro, procurando melhorar o conteúdo e fazendo uma primeira revisão textual e ortográfica.

 

9 Escreva primeiro, corrija depois

Não faça revisões imediatas do que escreveu: é preferível escrever tudo de seguida e rever mais tarde – afinal, o mais difícil é passar as ideias no papel.

 

10 A dose perfeita entre liberdade e rigor

Escrever requer liberdade e disciplina. A liberdade criativa pode fluir abundantemente, mas é fulcral criar rotinas de escrita com horários, apontamentos de ideias e compromissos consigo próprio. Estabeleça prazos ou metas, e procure ultrapassá-las.

 

11 O manuscrito é a melhor companhia

Ande sempre com o seu manuscrito, numa pasta, pen ou e-mail. Quando tiver uma súbita inspiração, escreva. Pessoas ocupadas têm dificuldade em voltar ao manuscrito – estando sempre com ele, arranjam facilimamente alguns minutos para anotar ideias.

 

12 Faça sempre uma cópia de segurança do seu manuscrito

O pior pesadelo é estar quase a acabar o seu manuscrito e perder o ficheiro com todo o seu trabalho. Seja por vírus ou erro humano, já aconteceu a muitos escritores. Faça sempre um backup do seu trabalho.

 

13 Faça revisão com os ouvidos

Ler o que escrevemos em voz alta permite-nos a autoavaliação e o melhoramento da história. A melodia das palavras, o encadeamento das cenas e o diálogo das personagens sentem-se melhor quando a nossa voz os reproduz.

 

14 Já Ernest Hemingway dizia: “Escrever é reescrever”.

É mais fácil ter sucesso quando um livro é fabuloso. Se o seu livro não o for, continue a trabalhar nele. Dê o seu livro a uma dezena de amigos e peça opiniões honestas. E esteja preparado para reescrever até os seus amigos dizerem: “Adorei! O livro é fabuloso!”

 

15 Enviar o manuscrito

Quando sentir que o manuscrito pode seguir para uma editora, envie-o. Tem duas opções: as editoras tradicionais ou as editoras de autopublicação (explicamos todas as diferenças aqui). O sonho de um autor pode ser publicar numa editora tradicional, mas a autopublicação é a garantia de que o seu livro é mesmo publicado, e pode abrir-lhe as portas para uma carreira séria e profissional na escrita. A Editora Épica está aqui para o/a ajudar,


 

Depois do livro: 15 dicas para se promover

 

Conseguiu publicar o seu livro? Parabéns! Mas o seu trabalho não acaba aqui. A melhor pessoa para promover o seu livro é você. E a melhor forma de o promover é a publicidade boca-a-boca: é gratuita, credível e tem potencial viral. Tudo o que precisa para beneficiar dela é um livro que mereça ser partilhado e uma forma de o fazer chegar às pessoas. Vai precisar de imaginação, algum trabalho diário e seguir estes 15 passos:

 

1 Identifique o seu público

Este é um passo fundamental – talvez o mais importante - na promoção do seu livro. Descubra a quem se dirige o seu livro, procure conhecer bem esse público, vá para onde eles estão, tanto online como na vida real.

 

2 Comece cedo

Alguns meses antes de publicar o seu livro, comece a construir uma rede de apoiantes e leitores. Mantenha contato com as pessoas que conhece enquanto pesquisa e escreve o livro, em especial os que demonstram entusiasmo pelo seu projeto. Sempre que atingir um marco no seu livro – acabou de o escrever, assinou contrato com a Épica, recebeu as provas da capa, etc. – organize um evento onde poderá dar novidades, ler excertos e responder a perguntas.

 

3 Contribua para os fóruns online

Todos os temas têm fóruns para os interessados. Descubra os fóruns que têm a ver com o seu livro e dê-se a conhecer: dê conselhos, faça amizades, ofereça ajuda, coloque links para o seu blogue ou página pessoal.

 

4 Crie um blogue

Mal comece a pesquisar para o seu livro, crie um blogue. E faça atualizações diárias com um mínimo de 100 palavras, com informação sobre o tema que vai explorar no seu livro. O ideal é que nos meses seguintes o seu blogue se transforme num corpo de informação útil sobre o tema do seu livro.

 

5 Desenvolva uma atitude positiva na promoção do seu livro

O pior erro de um escritor é pensar “sou um escritor, a divulgação não é minha responsabilidade”. Enquanto não for tão conhecido como o José Rodrigues dos Santos ou a Nora Roberts, a divulgação que faz do seu livro é tão importante como a sua escrita.

 

6 Aprenda a apresentar o seu livro

Tenha duas apresentações do seu livro bem memorizadas. Uma para 10 segundos e outra para 60 segundos. Quando alguém pergunta pelo seu livro, dê-lhe a de 10 segundos. Se manifestar mais interesse, ataque com a de 60 segundos.

 

7 A importância do vídeo

Coloque no Youtube, Sapo Vídeos e outros, alguns pequenos vídeos onde fala dos assuntos do seu livro ou responde a perguntas sobre o mesmo. Coloque a capa do livro no final e um link para a sua página na Editora Épica. E partilhe muito!

 

8 Faça com que seja fácil comprar

Na assinatura dos seus emails, artigos em blogues ou redes sociais, coloque sempre o link para a página do seu livro na Editora Épica, Wook, Fnac, etc. Desta forma será fácil comprar o seu livro ou obter mais informações.

 

9 Facilite o contato dos seus leitores

No final do seu livro, adicione um campo com o seu email, redes sociais, blogue, etc. E responda sempre aos seus leitores. Quando deixar de conseguir responder, é porque já é um autor bestseller.

 

10 Trabalhe nas férias

Se vai de férias para um lugar novo, organize leituras e sessões de autógrafos na escolas, biblioteca ou livraria desse lugar. A estratégia é sempre a mesma: sair da frente do monitor e ir conhecer os seus leitores!

 

11 Promova outros Autores

Sempre que promove outros autores, partilhando os textos deles ou escrevendo resenhas para os livros deles, gera boa vontade e uma rede de apoio para os seus projetos.

 

12 Dar para receber

Ganhe visibilidade oferecendo o seu livro a pessoas que poderão não ter acesso a ele. Por exemplo: hospitais, prisões, abrigos, igrejas, bibliotecas, etc.

 

13 Respire fundo

Respire fundo e lembre-se, nem tudo nesta lista tem de ser feito ao mesmo tempo. Foque-se nos primeiros pontos e depois de um passo de cada vez. Com tempo vai conseguir chegar a dezenas de pessoas. Depois a centenas. E, quem sabe, acabar com milhares de pessoas a lê-lo e a partilhá-lo. É esta a força do boca-a-boca.

 

14 O que a Épica faz por si e pelo seu livro?

A promoção que um autor faz de si próprio e do seu livro é fundamental. Mas a Editora Épica coloca à sua disposição muitas ferramentas fundamentais:

 

a) Criação e envio de nota de imprensa: aquando da publicação do seu livro, o departamento de comunicação da Editora Épica irá enviar uma nota de imprensa para os meios de comunicação com o objetivo de lhes dar a conhecer a sua obra.

 

b) Organização de sessão de lançamento: se pretender uma sessão de lançamento para lançar o seu livro, conte com a nossa ajuda. Vamos encontrar um local para fazer a apresentação da obra e receber os seus convidados. Poderá aproveitar para vender os exemplares que vai receber da editora. Prepare-se para dar muitos autógrafos!

 

c) Criação de Convite Digital: como garantir que a sua sessão de lançamento é um sucesso e vende muitos livros? O segredo é convidar o máximo de pessoas possível, recorrendo às ferramentas que as redes sociais colocam à sua disposição. E também enviando um Convite Digital por email. A Editora Épica prepara-lhe esse convite que terá a capa do livro bem como o dia e local da apresentação.

 

d) Impressão de Convite em Papel: mas há pessoas especiais que você vai querer convidar pessoalmente. A Editora Épica pensou nisso e fornece-lhe convites em papel couché de 350g.

 

e) Marcadores a publicitar o seu livro: a melhor pessoa para promover um livro é o seu próprio autor. Isso é verdade para os autores bestsellers e também para os autores que acabaram de começar. Os marcadores permitem-lhe ter um suporte com a capa do seu livro e uma frase comercial que poderá oferecer, deixar em livrarias, cafés, etc. E como são objetos úteis, que servem para marcar a página de um livro, ninguém os deitará fora, como fariam caso fosse um mero folheto publicitário.

 

f) Cartazes a publicitar o seu livro: mais uma importante ferramenta de marketing. Deixe o seu poster onde o máximo de potenciais leitores o possam ver: em livrarias perto de si, em cafés, no seu local de trabalho. Há uma razão para as marcas usarem posters para publicitarem os seus produtos: funcionam!

 

g) Cartões digitais para divulgação online: o marketing nunca é demais. Para que os autores tenham todas as ferramentas necessárias para a divulgação dos seus livros, a Editora Épica faz-lhe um pack de cartões digitais para que possa tirar o máximo partido das suas redes sociais, blogue, página, etc.

 

h) Cartões pessoais para se apresentar: um autor não é uma pessoa comum, como tal, não deve usar cartões comuns. A Editora Épica fornece-lhe um pack de cartões originais, apelativos e bem comerciais para se apresentar sempre que pretender promover o seu livro.

 

i) Criação de uma página de autor em www.editoraepica.pt: vamos criar e alojar na nossa página online uma subpágina especialmente para si, onde estará o seu livro (ou livros) com capa, sinopse, foto de autor, biografia e elogios ao seu livro que tenhamos recebido. Será a sua casa dentro da Editora Épica. E você será sempre bem vindo!

 

j) Roll-up para o lançamento do seu livro (disponível no Pacote Épico): não é um poster, é bem maior e vistoso. Enrolado cabe numa pequena caixa, quando se abre tem 2060cm de altura por 850cm de largura. Feito de lona, terá a capa do seu livro, o seu nome, e será uma ferramenta preciosa para uma ou mais sessões de lançamento e divulgação.

 

15 Boa sorte e bom esforço!

Não se esqueça do que escreveu Samuel Johnson: “O que é escrito sem esforço, em geral é lido sem prazer.”